top of page
Psicologia e Câncer

O Psicólogo é o profissional habilitado que estuda os fenômenos psíquicos e de comportamento do ser humano através da análise de suas emoções, suas ideias e seus valores. Ele, juntamente com o paciente, trata dos distúrbios emocionais e de personalidade; observa e analisa as atitudes, os sentimentos e os mecanismos mentais do paciente e procura ajudá-lo a identificar as causas e rever atitudes.

A Oncologia é a especialidade médica que estuda os tumores, que podem ser benignos ou malignos. A palavra Oncologia tem origem grega: "oykos"= volume, tumor e é um ramo da medicina que estuda as neoplasias (neo=nova; plasia=formação).

É de suma importância o tratamento multidisciplinar, envolvendo varias especialidades, devido à enorme complexidade da doença e suas diferentes abordagens terapêuticas.

A Psicologia e a Oncologia se unem para proporcionar ao paciente a melhora de sua qualidade de vida antes, durante e após o tratamento do Câncer.

Dúvidas sobre o atendimento:

Como solicitar o Atendimento?

Você deverá acessar o ícone Contato, logo acima, solicitando a consulta. 

Quanto tempo leva para que aconteça o atendimento?

Os atendimentos serão agendados conforme disponibilidade de horários, portanto, aguarde o retorno que iremos conciliar a data que melhor possa atendê-lo.

Este atendimento é reembolsado pelo convênio?

Ainda não dispomos de convênio para esta modalidade, temporariamente. 

 

Como se realiza o Atendimento no Lar?

Cada Lar possui suas peculiaridades, portanto, no instante do Atendimento Psicológico será necessário uma adaptação mínima para que se realize o trabalho. Nada que altere a rotina do ambiente.

 

Quanto tempo será de Atendimento?

O tempo destinado ao Atendimento do paciente ou solicitante será de 50 (cinquenta) minutos, quando da chegada do profissional. 

 

Por que o Atendimento no Lar?

É sabido que o paciente oncológico realiza a quimioterapia na Clínica ou Hospital e posteriormente retorna para um novo ciclo do medicamento. Ou pós-cirúrgico pós hospitalização necessária. 

Neste intervalo de tempo, a assistência psicológica pode ser fundamental para o paciente. Haverá possibilidade de trabalhar temas pertinentes, re-significar conceitos, compreender emoções decorrentes do adoecimento e do tempo antes, durante e pós-tratamento. 

Estando no Lar, o paciente tende a sentir protegido, seguro.

bottom of page